Energy to Everyone
Dissertação do curso MIEM (FEUP) colaborando com a EpDAH

About

February 18th, 2010 by rcamorim

Titulo da dissertação

Desenvolvimento de um sistema energético sustentável/autónomo para uma aldeia rural sem recurso a electricidade localizada em Moçambique

Sobre a dissertação

Dos dados que serão recolhidos no terreno, pretende-se projectar um ciclo frigorífico de absorção com o objectivo de conservar medicamentos a baixas temperaturas, através da queima de biomassa e/ou biogás numa caldeira. A caldeira que vai alimentar o sistema de absorção também servirá para aquecer água para consumo, que permitirá evitar o aparecimento de doenças contraídas através do consumo de água imprópria. No âmbito deste projecto, está incluído o dimensionamento de um sistema elevatório de água, que permitirá à população um acesso constante a este recurso durante todo o ano. Será concebido através de um furo no leito do rio sazonal e uma fonte de energia renovável, eólica. A energia produzida por painéis fotovoltaicos irá alimentar as bombas do ciclo de absorção e também servirá para conferir outro tipo de comodidade à população, como por exemplo, a ligação ao exterior através de um rádio e iluminação durante a noite.

Estrutura do projecto

Para me orientar melhor em relação ao tempo que tenho para o realizar a dissertação (cerca de 5 meses) criei um documento onde tentei estruturar as diversas fases do projecto. Como esta foi a primeira abordagem que fiz, esta pode sofrer alterações em vários aspectos, nomeadamente, conteúdo e duração das fases.

Descarregar PDF.

Share