Apresentação

Bem vindo.

Nesta página apresenta-se e detalha-se o percurso da dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores “Estudo sobre o ruído originado pela magnetostrição em transformadores de potência”, realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com a empresa Efacec Capital, S.G.P.S., SA, pelo estudante Pedro Miguel Branco da Silva Jorge.

Durante a sua operação, um transformador elétrico emite ruído devido a vibrações das chapas magnéticas no seu núcleo, a vibrações dos enrolamentos e outras partes estruturais, bem como aquele que é originado por aparelhos de refrigeração como ventoinhas. Com a crescente demanda de energia elétrica, torna-se necessário instalar mais transformadores perto de pólos habitacionais que exigem restrições de ruído para o conforto e qualidade de vida.

Esta investigação experimental pretende estudar uma das maiores fontes de ruído dos transformadores de potência, a magnetostrição das chapas magnéticas existentes no seu núcleo, que causa vibrações particularmente difíceis de conter ou controlar.

Share