Está aberto o período de candidaturas a bolsas Erasmus a serem realizadas no 1º semestre de 2009/2010. Os interessados deverão fazer chegar a sua manifestação de interesse ao director do curso até ao dia 16 de Fevereiro, indicando, por ordem de preferência, as Universidades que pretende frequentar. Há 3 bolsas para atribuir. Em caso de haver mais do que 3 candidatos será feita uma selecção e seriação tendo como principal critério o percuros académico do aluno.

As Universidades que têm acordo Erasmus para o MCI são (1 vaga cada):

Share

De acordo com o calendário do MCI, teremos a 5 e 6 de JAN09 para o 1º ano, os dois dias dedicados a AudInf leccionadas pelo Prof. Tom Wilson.

Share

No âmbito da disciplina de Seminários 1 do MCI, terá lugar no próximo dia 24NOV08 às 17:30 na sala B022 uma palestra pela prof. Georgete Rodrigues da Universidade de Brasília. O título da palestra é:

“Acesso aos arquivos: evolução e limites da democracia brasileira”

Tratará de questões da área do direito da informação e dos problemas do acesso à informação.

Convidam-se todos a estarem presentes.

Share

No próximo dia 3 de Novembro às 17,30h terá lugar, no âmbito da cadeira de Seminário I do Mestrado em Ciência da Informação, na sala B021, uma conferência pela Professora Doutora Brasilina Passarelli, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, subordinada ao título Do Mundaneum à Web Semântica: discussões acerca do conceito de autoria na Web.

Share

De acordo com o calendário do MCI, relembro que na próxima semana (27-28OUT) temos para o 1º ano os dois dias dedicados a AudInf leccionadas pelo Prof. David Allen.
As salas são B333 (27OUT) e B114 (28OUT).

Share

A UP tem um convénio com a Universidade de Santiago de Compostela e, este ano, foi assinada uma adenda protocolando especificamente a colaboração entre o Master en Informática Social e Des. Reg. (MISDUR) da USC e o Mestrado em Ciência da Informação da FEUP. Em termos efectivos será apenas no próximo ano lectivo que os alunos do MCI poderão entrar em mobilidade via Erasmus (as candidaturas serão abertas até ao fim do ano civil). No entanto, há a possibilidade de, já no 2º semestre 2008/09, dois alunos do MCI poderem frequentar disciplinas do MISDUR.
Estas disciplinas funcionam de Janeiro a Abril 2009 e correspondem a 2 ECTS cada uma. Os alunos interessados teriam assim que frequentar 3 das disciplinas da lista abaixo que substituiriam 1 das disciplinas opcionais do MCI (6 ECTS) que teriam que frequentar no 2º semestre. Aqui está o calendário de funcionamento das mesmas. A frequência destas disciplinas não terá qualquer custo para os alunos do MCI (exceptuando a deslocação e possível estadia).
Assim, os eventuais interessados na frequência do MISDUR nestas condições façam-me chegar essa informação no máximo até segunda-feira, 13OUT, às 10:00h. Se houver mais do que dois candidatos será feita uma seriação baseada nos elementos da candidatura ao MCI.

Lista de disciplinas:

  • MAT3. TALLER DIXITAL: PRODUCCIÓN DE CONTIDOS DIXITAIS
    Taller teórico-práctico sobre a producción de contidos dixitais en Internet.
  • MAT5. COMUNIDADES VIRTUAIS
    Introducción nas comunidades virtuais en Internet: deseño, programación e posta en funcionamento involucrando á poboación local.
  • MAT8. TALLER DIXITAL II: RECURSOS MULTIMEDIA
    Taller teórico-práctico de creación de recursos dixitais e multimedia de imaxe, son e vídeo. Introducción a Internet e á creación de “Comunidades Virtuais”.
  • MAT9. INFORMÁTICA APLICADA AO DESEÑO EN INTERNET
    Traballos regulares con software de edición e deseño en Internet.
  • MAT10. INDUSTRIAS CULTURAIS NO AUDIOVISUAL.
    Aproximación ós contidos culturais en Internet. Localización de contidos culturais en Internet e estratrexias de búsqueda.
  • MAT12. MÉTODOS DE INVESTIGACIÓN CUALITATIVOS
    Investigación cualitativa. Teoría, métodos y trabajo de campo basados en la entrevista.
  • MAT13. INNOVACIÓN E EMPRENDEMENTO
    Ideas empresariais atractivas baseadas na investigación.
Share

Aqui está em anexo o horário do 1º ano do MCI já com as vindas dos profs. David Allen e Tom Wilson.Horário MCI 1º semestre

Share

As aulas de SI do dia 6 serão leccionadas na sala B333. As do dia 7 mantêm-se nas mesmas salas.

Share

As aulas da próxima semana serão leccionadas pelo prof. David Allen. Serão os dois dias dedicados à disciplina de Sociedade da Informação.
O horário das aulas é o normal, mas as salas são as seguintes:

dia 6OUT
09:00-13:00 – Sala B332
14:00-20:00 – Sala B105

dia 7OUT
09:00-13:00 – Sala B335
14:00-20:00 – Sala B105

Share

O Master en Informática Social e Desenvolvemento Urbano-Rexional  é coordenado pelo Grupo de Investigación Sociedade, Tecnoloxía e Territorio (GIS-T IDEGA) da Universidade de Santiago de Compostela e tem como participantes a FEUP (por acordo de intercâmbio com o MCI), a Universidade do Minho e a University College Cork (Irlanda). Este será um potencial contacto para os acordos Erasmus que poderão funcionar já no próximo ano lectivo.

Share