Fuga

O predio era alto. Ao todo cerca de 50 andares em numeros redondos. Estava atrasado para o primeiro dia de trabalho. Percorri a correr, toda a distancia que faltava até ao predio. O porteiro abriu-me a porta. Uma escolha aproximava-se. Esperar um pouco e ir num dos cincos elevadores ou usar as escadas. Resolvi esperar.

Finalmente um dos elevadores aterrou. Estava vazio. Carreguei no botão. Marcava o 49º andar. Por cima só o andar do presidente.

Era de realçar a velocidade que apresentava. Andar atrás de andar até que parou.  Cheguei ao destino em tempo record. Duvidava que alguém em identicas circunstancias conseguisse fazer a viagem mais rapido. Tive um dia cansativo, trabalho sempre a chamar. Já era de noite, era assim em dias de inverno. O relogio marcava 20:00. Sai. Mais uma vez esperei por o elevador. Um som: os elevadores estão avariados!. A multidão aglumerava-se. Surgia a pergunta: Descer 49º andares pelas escadas ou esperar que os elevadores se movimentassem?