Projecto Francesinha Um Projecto de Bem comer a Norte

20Out/1012

Mas afinal…qual e o melhor molho de Francesinha?

27_molheira_c_prato

Mas afinal....qual é o melhor molho de francesinha? Muitos disseram que o segredo da francesinha é o molho. E nós, do ProjectoFrancesinha, somos obrigados a concordar: uma má francesinha com um grande molho acaba sempre por escapar. E não existem grandes francesinhas sem bons molhos...o nosso ranking engloba vários parâmetros mas...um bom molho é sempre um bom molho! Existem várias receitas um pouco por toda a zona norte do país para este verdadeiro segredo. Uma das mais comuns pode ser considerada a seguinte:

  • 1 cerveja
  • 1 caldo de carne
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 cálice de brandy ou vinho do porto
  • 1 colher de sopa de farinha maizena
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 dl de leite
  • piripiri q.b.

Aqui no ProjectoFrancesinha já provámos vários tipos de molhos. Uns bons...outros só assim assim. Fazendo uma selecção dos melhores, baseados nas pontuações de cada francesinha, temos as 5 melhores sem qualquer ordem especial:

Café Santiago Bufete Fase Pontual
Decomur Cervejaria Galiza

Conhecem um sítio com um molho melhor? Têm a vossa própria receita para o molho de francesinha? Enviem-na para projectoFrancesinha@gmail.com ou comentem neste post. Em breve, iremos visitar mais espaços com grandes francesinhas no Porto...até lá ;)

Share
Comentários (12) Trackbacks (0)
  1. Acho que se esqueceram da foto da francesinha que está em primeiro lugar no ranking não…?

    • Viva Carlos,

      É sempre discutível…acabámos por não destacar esse molho uma vez que está no primeiro lugar do ranking e, apesar de ser a melhor, não é esse o seu ponto mais forte.

      LMatias

  2. Quando eu pensei… Já muitos o tinham inventado!

    A procurar informações de francesinhas, dei de caras com o V/ Blog, o qual já me tinha passado pela cabeça fazer… Não é filho único, já vi, mas parece o filho mais “bonito”!

    O molho é ingrediente fundamental… Sem sombra de dúvida, e pode tornar uma francesinha de pão de forma “pois é” numa bela tainada!

    Recomendo-vos ir também ao Café São João, em Canelas… São um pouco à enfarta-brutos (muuuito grandes), mas vale a pena a visita.

    Um abraço e continuação de boas francesinhas!

    • Viva António,

      Obrigado pela sugestão. Posso garantir que a nossa visita ao Café São João já está agendada.
      Um abraço,

      LMatias

  3. Acredito que o “melhor” molho depende dos gostos. Estive a viver no Porto algum tempo e colegas e amigos indicaram-me vários sitios onde comer “a melhor francezinha”. Devo dizer que fui a vários destes sitios e fiquei bastante desapontado com alguns (um deles foi o DIU). Quanto à minha opinião, a melhor francezinha que comi até agora foi no Piolho…excelente molho, a carne é de qualidade e o preço está muito em conta.

    Abc,

    Ricardo

    • Viva Ricardo,

      Obrigado pela tua opinião! É evidente que há gostos para tudo. Nós procuramos sistematizar essa procura, esse ranking, sugerindo novos sítios aos leitores. Curiosamente, a visita ao Piolho não está no topo das prioridades. Mas é, concerteza, um local referenciado.

      Cumprimentos,
      LMatias

  4. Meus caros,
    quanto a molhos para mim só há um sítio completo no paladar: Restaurante Mon Ami – Largo dos Aviadores (próximo do Tribunal) – Vila Nova de Gaia.

    Mas excelentes francesinhas de forno tem o Locanda em Canelas, não é fácil arranjar mesas, mas depois de arranjar também não é fácil deixá-la.
    Experimentem

    P.S. – Também sou fã do Santiago e fiquei curiosa para ir ao Tappas!

    • Viva,

      Da última vez que me falaram do Mon Ami, não foi positivo. Mas tentarei informar-me melhor. Enquanto Projecto, tentaremos ir lá mas os pedidos e os sítios são muitos e cada vez mais.

      Quanto ao Locanda, será uma das próximas certamente. E aguardo pelo seu feedback em relação ao resto.

      Cumprimentos,
      LMatias

  5. quando vi no google o projecto francesinha pensei… será aqui que vou encontrar o molho que procuro? … resposta não!! pois pensei que fosse um local que comentasse os molhos de francesinha dos users ou restaurantes mas não é um local de publicidade afinal e para surpresa no molho que publicam não comentam como fazer e o mais importante o tempo que deve estar ao lume, bonito está mas para publicidade basta o google!

    Cumprimentos
    Carlos Silva

  6. cá para mim comida a sério, é comer na lixa no restaurante o amigo uma boa posta de carne aroquÊsa. o resto é treta. não desfazendo as francesinhas.


Leave a comment

Ainda sem trackbacks.