Adeus MIEIC, Adeus FEUP
Blog, Mudanças Maio 24th. 2008, 2:10amSe este adeus parece um pouco antes do tempo, é porque o é na realidade. Vou mudar de curso, e, consequentemente, de faculdade.
As razões para isso? Várias. Talvez demasiadas para serem enumeradas. Ou talvez não. Cheguei a um ponto da minha vida, após cinco anos a estudar informática (três no curso tecnológico + dois na faculdade), dois dos quais com um trabalho em part-time como programador, apercebi-me que não o quero fazer para o resto da vida. Nem todos têm a sorte de se aperceber disto tão cedo como eu, por isso, de certa forma considero-me um felizardo.
Deixo o MIEIC para perseguir um curso que me aproxime mais daquilo que me apaixona realmente: a escrita (http://www.eraumavezumrapaz.net) . Este ou este estão no topo das minhas escolhas. Dizem-me que vou para um mercado sem emprego e têm razão. Mas prefiro passar dez anos à espera da oportunidade de fazer algo que me vai dar prazer do que passar quarenta a sentir-me miserável.
O que vai ser de mim agora, não sei. Só que vou ter de voltar ao terror dos exames nacionais para fazer a prova de Português e à demência das candidaturas, mas estou disposto a isso.
Àqueles que comigo iniciaram esta caminhada há dois anos atrás desejo todas as felicidades e espero que sejam capazes de encontrar neste curso aquilo que nunca encontrei; aos que me receberam quando entrei no mundo do ensino superior, professores, alunos e funcionários, agradeço porque foram capazes de mostrar que o meu caminho ainda mal tinha começado; aos meus amigos da Brigada, bem, pessoal, a gente fala no Linev quando formos jantar…
Não sinto que tenha dado um passo atrás. Antes um passo ao lado, como a Dra. Helena, psicóloga da FEUP, me disse. Esta foi uma das decisões mais difíceis que tive de tomar, mas, ao mesmo tempo, uma das que mais me aliviou.
Quanto a este blog, eventualmente migrará para outro service provider, mas sobre isso outras notícias aqui surgirão.
Adeus MIEIC, adeus FEUP.
Olá vida nova.
Maio 24th, 2008 at 7:15 am
Boa sorte.
Eu também no fim do meu segundo ano mudei de curso. Mas foi uma mudança mais curta, estava em Electrotecnia e mudei para Informática, ambos os cursos na FEUP.
De qualquer modo é sempre bom mudar para o que se gosta mais, mesmo que seja numa área mais arriscada. Mas sempre ouvi dizer quando se é bom consegue-se boas coisas, por isso se trabalhares bem não deverás ter (muitos pelo menos) problemas.
Boa sorte.
Maio 24th, 2008 at 12:37 pm
Obrigado Simão.
Além disso, se isto se vier a revelar um erro (o que me parece pouco provável), ainda estou na idade de errar, ainda sou um puto.
Continuação de bom Erasmus,
Abraço
Maio 24th, 2008 at 3:33 pm
Mudança de informática para letras?!
Informática não é só programar!
Maio 24th, 2008 at 4:18 pm
Filipe Freitas:
Verdade, não é só programar. Mas programar era a área que mais me interessava quando comecei, e neste percurso ainda não encontrei nada que suplantasse esse gosto… só percebi que não gostava assim tanto de informática…
Obrigado pelo comentário,
Abraço
Maio 28th, 2008 at 4:22 pm
não costumo ver blogs em geral, mas como me disseram que tinhas postado aqui sobre a mudança de curso vim ver por curiosidade.
como ja te disse ontem se é o que gostas acho bem, força 🙂
Junho 11th, 2008 at 11:57 am
Olá!
Penso que cada pessoa tem o seu caminho 🙂 (eeeei que cliché 😉 )
Não existe ninguém que tenha tido um percurso direitinho e tenha sempre sabido o que quer. Se existe, ou está a mentir ou é tolo, ou os ambos 🙂
Tudo se consegue com muito trabalho 🙂 Por isso, força aí ! 😉
Junho 11th, 2008 at 12:43 pm
Eduardo:
Obrigado pela força. Vamos continuar sempre a ter tempo de tomar um copo.
Abraço
Seabiscuit:
Ola! Obrigado pela força, realmente não há ninguém que tenha tido sempre certeza daquilo que quer. Fico feliz por ter percebido isso a tempo.
Fica bem
Junho 14th, 2008 at 1:44 pm
Personalidade é ter coragem para constatarmos que, de facto, este ou aquele não é o nosso caminho e nunca é fácil abstrairmo-nos de dúvidas e de medos. As indecisões vêm de todos os pontos de vista. Quando vemos focados os nossos interesses as coisas clarificam-se, o problema é quando se tem uma visão mais ampla do que essa e nos confundimos perante as nossas preferências.
Boa sorte no futuro! O primeiro passo é também o mais difícil e já está dado.
Junho 14th, 2008 at 2:48 pm
Catarina:
O facto de ser alguém com gostos e capacidades muito diversas sempre foi para mim um obstáculo quando chegava a altura de escolher um caminho. No entanto, este é definitivamente o caminho errado para mim, só quando admiti isso a mim próprio é que fui capaz de tomar uma decisão correcta.
Obrigado por passares por cá e obrigado pelo teu comentário.
Beijo
Junho 16th, 2008 at 6:26 pm
oh gajo força!
não gostava de estar no teu lugar mas concordo contigo quando dizes que esta é a melhor altura para isso: enquanto és um jobe! 🙂
claro que ninguém sabe sempre o que quer seguir.. isso para mim é surreal! quem ainda hoje, estudando ou trabalhando, não pensa “e se eu fosse não sei quê?” era capaz de ter mais sucesso.. no fundo o que conta é que te sintas realizado no curso que escolhes, seja ele qual for. e para isso se tiveres de passar por 20.. olha boa sorte com as propinas! :p
amén! x)
no fundo: bota pa frente sócio!
beijoca!
Junho 21st, 2008 at 12:48 am
Cátia:
Obrigado pela força, sei que posso contar com vocês para me queixar do dinheiro que deitei fora nas propinas, eheh…
Obrigado pela força sócia.
Beijo
Julho 16th, 2009 at 7:48 pm
Encontrei este blog poracaso, mas acabei por ler todos os teus posts!! Escreves muito bem. Boa sorte para o teu futuro académico.
Março 19th, 2012 at 9:11 pm
Regards for this post, I am a big fan of this web site would like to go on updated.