Faringe

É um meio-cilindro que une as cavidades oral e nasal à laringe e ao esófago. Esta cavidade é uma via comum para o ar e alimentos, que se encontra dividida em 3 partes: oral, nasal e laríngea.

A parede da faringe é formada por músculos estriados esqueléticos e por fáscia. Espaços entre os músculos são reforçados pela fáscia e proporcionam rotas para que diferentes estruturas (vasos e nervos) atravessem a parede.

Músculos: os músculos da faringe são organizados em dois grupos, com base na orientação de fibras musculares. Os músculos constritores têm fibras orientadas em direcção circular, relativamente à parede da faringe, enquanto os músculos longitudinais têm fibras orientadas verticalmente.

  • Músculos constritores: Contribuem para a estrutura da parede da faringe, provocando a constrição ou estreitamento da laringe. Quando os músculos constritores se contraem sequencialmente, de cima a baixo, como na deglutição, movimentam o bolo alimentar através da faringe em direcção ao esófago.

    Figura 1 Músculos Constritores da faringe. A. Vista lateral. B. Vista posterior.

Quando o constritor superior atua durante a deglutição, forma uma crista proeminente na parte profunda da parede da faringe, que “pega” a margem do palato mole elevado, o qual então veda o istmo da faringe entre as partes nasal e oral.

  • Músculos longitudinais: Os músculos longitudinais elevam a parede da faringe ou, durante a deglutição, puxam a parede da faringe para cima e sobre o bolo alimentar que se movimenta em direção ao esófago.

Figura 2 Músculos longitudinais da faringe. A. Músculo estilofaríngeo. B. Vista medial.

Porquê não respiramos e engolimos alimento ao mesmo tempo? Devido à via respiratória ficar fechada em dois locais (o istmo da faringe e a laringe).

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7866

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/corpo-humano-sistema-digestivo-faringe.php

Imagens retiradas de:

Drake R., Vogl W., Michell A.; (s.d.); Gray Anatomia para estudantes; 2ªEdição; Elsevier

Share
Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML Tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>