Língua

Figura 1 Língua. A. Corte sagital paramediano. B. Vista superior.

A língua é capaz de se movimentar em praticamente qualquer direção, esticar, contrair e apresentar um excelente grau de articulação. Tal controlo muscular permite-nos manipular os alimentos e falar. A capacidade do órgão de tomar uma série de formas advém de sua composição de músculo esquelético intercalado com gordura.

A língua e seus músculos são simétricos lateralmente: um septo mediano divide o órgão em duas metades.

Músculos intrínsecos

Os músculos intrínsecos da língua originam-se e inserem-se na substância da língua e alteram a forma desta, das seguintes formas:

  • alongam-na/encurtam-na;
  • enrolam/desenrolam o seu ápice e margens;
  • achatam e arredondam a sua superfície.

 Os músculos intrínsecos da língua, que incluem o longitudinal superior, o longitudinal inferior, o transverso e o vertical, que contribuem para movimentos de precisão da língua necessários para a fala, a alimentação e a deglutição.

 Músculos extrínsecos

Estes músculos originam-se de estruturas fora da língua e nela se inserem. Existem quatro músculos extrínsecos principais:

  • Genioglossos: Contribuem substancialmente para a estrutura da língua. Estes músculos deprimem a parte central da língua e fazem a protrusão da parte anterior da língua para fora da rima da boca.
  • Hioglossos: posicionam-se lateralmente em relação aos músculos genioglossos e têm como função deprimir a língua.
  • Estiloglosso: Retraem a língua e tracionam o dorso da língua para cima. São enervados pelos nervos hipoglossos.
  • Palatoglosso: Músculos do palato mole e da língua. Estes elevam o dorso da língua, sendo enervados pelos nervos vagos.

Figura 2 Músculos da língua

Figura 3 Músculos palatoglossos

 Vasos

A maior artéria da língua é a artéria lingual que irriga a glândula sublingual, a gengiva e a mucosa oral no assoalho da cavidade oral.

A língua é drenada pelas veias dorsal da língua e lingual profunda.

A membrana mucosa cobre a massa de músculos e gordura da língua. A membrana de duas camadas ajuda a impedir a entrada de micróbios e patogénicos no sistema digestivo e noutras cavidades do corpo que ficam em contato com a parte externa. A camada epitelial da membrana mucosa secreta o muco que ajuda a humedecer a boca e o alimento.

Share
Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML Tags e atributos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>